© 2018 Materamar. Todos os direitos reservados. 

Site criado por OSD Comunicação

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Materamar Fanpage
  • Materamar Instagram
  • Canal Materamar no YouTube
  • Materamar Twitter

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

 

Av. Erasmo Braga nº 277, sala 804,Centro

Rio de Janeiro - RJ

- Womb Espaço Saúde -

Tel: (21) 2210-3131 

               

CONSULTÓRIO

Tel: (21) 96540-7972

empresamateramar@gmail.com

SALA DE APOIO A AMAMENTAÇÃO

 

As mulheres que amamentam e que se afastam de seus filhos em virtude do trabalho precisam esvaziar as mamas durante a sua jornada de trabalho, para alívio do desconforto das mamas muito cheias e para manter a produção do leite. Na maioria das vezes não há nas empresas um lugar apropriado para isso, o que impede que a mulher aproveite o leite retirado para oferecer ao seu filho posteriormente. Para solucionar  estes problemas empresas de qualidade e comprometidas com seus funcionarios investem em salas de apoio à amamentação, destinadas à ordenha e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho

 

Para que as mulheres trabalhadoras consigam cumprir com a recomendação de amamentar por 02 anos ou mais, sendo exclusivamente no peito nos 06 primeiros meses, é fundamental que após a licença maternidade elas tenham o auxílio das empresas. Uma forma de ajudar é disponibilizando salas de apoio à amamentação, a fim de prover um ambiente acolhedor e adequado à coleta e ao armazenamento do leite, para que ele seja oferecido posteriormente à criança ou doado a um banco de leite com segurança e qualidade.

As salas de apoio à amamentação existentes em algumas empresas através dessa ação auxiliarão as nutrizes  que retornaram ao trabalho após a licença maternidade e que desejam manter a amamentação podem ordenhar o próprio leite e armazená-lo durante o horário de trabalho para, ao final do expediente, levar o leite coletado para o seu filho no domicílio ou até mesmo para doação a um Banco de Leite.

A Materamar presta assessoria às empresas para a criação dessas salas dentro dos locais de trabalho. Não só a dupla mãe-criança se beneficia com a sala de apoio à amamentação. As empresas também se beneficiam com o menor absenteísmo da funcionária, haja vista as crianças amamentadas adoecerem menos; por outro lado, ao dar maior conforto e valorizar as necessidades de suas funcionárias, o empregador pode ter como retorno maior adesão ao emprego e, consequentemente, permanência de pessoal capacitado; isto certamente leva a uma percepção mais positiva da imagem da empresa perante os funcionários e a sociedade. Vale acrescentar que a implantação de salas de apoio à amamentação é de baixo custo, assim como a sua manutenção.

 

O governo lançou uma nota técnica  com o  objetivo de orientar a instalação de salas de apoio à amamentação em empresas públicas ou privadas e a fiscalização desses ambientes pelas vigilâncias sanitárias locais. É uma nota técnica conjunta SAS/MS-ANVISA e está embasada na RDC/Anvisa nº 171 de 04 de setembro de 2006, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de Bancos de Leite Humano e na publicação “Banco de Leite Humano – Funcionamento, Prevenção e Controle de Riscos”

Qual a importância?

Como funciona?

Atuação da Materamar e benefícios para a Empresa

Regulamentação