© 2018 Materamar. Todos os direitos reservados. 

Site criado por OSD Comunicação

Seguir

Entre em contato para mais informações

  • Materamar Fanpage
  • Materamar Instagram
  • Canal Materamar no YouTube
  • Materamar Twitter

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 08:00 - 18:00

 

Av. Erasmo Braga nº 277, sala 804,Centro

Rio de Janeiro - RJ

- Womb Espaço Saúde -

Tel: (21) 2210-3131 

               

CONSULTÓRIO

Tel: (21) 96540-7972

empresamateramar@gmail.com

O ambiente perfeito

#amordemae #colodemae #maternagem #maternidadeafetiva #maedeuti #amamentação #utineonatal




Grandes mulheres, pequenos guerreiros !

O dia a dia na UTI neonatal sob o ponto de vista materno é mesmo uma montanha russa. Medos monstruosos dividem espaço com pequenos detalhes que movem à uma esperança que realmente sustenta. É necessário viver um dia de cada vez, uma batalha de cada vez. Vencedoras!!!! Persistentes no amor!!!! Não são poucas as vezes que só lhes são permitido o olhar. É este olhar que preenche o colo, que prepara o coração para o momento do encontro pele a pele. Sentir o cheiro, o bater acelerado do coraçãozinho...e de repente a vida se resume no movimento de inspirar... expirar...inspirar...expirar...e ali, bem juntinhos o tempo parece parar !


Perceber a mãe como um ambiente favorável ao bebê ainda é um desafio para os profissionais que estão diretamente ligados ao cuidar dentro da UTI neonatal. Sob este ângulo a visão é outra, os medos são outros, as percepções são outras. Está delimitado um espaço de domínio de saberes tão marcados pelas paredes das incubadoras, sob fios, alarmes, termos técnicos, medicamentos, procedimentos...tão importantes para manutenção da vida! Espaço de cura! Espaço...


Encurtar as distâncias, abrir os olhos e os ouvidos para além do próprio domínio é indispensável para mamães e profissionais. Conjugar, o mais breve possível estes dois ambientes terapêuticos é um desafio constante que deve ser superado o quanto antes.

O bebê pertence ao colo da mãe. O objetivo maior de toda terapêutica científica é entregar este ser aos cuidados e à terapêutica materna e familiar. Cuidar desse ambiente de colo torna-se essencial.


Coração de mãe de UTI bate num peito apertado... É quando o colo acontece que tudo se renova. Quantas vezes como enfermeira na UTI neonatal me perguntei se era a mãe quem acolhia o bebê ou o contrário. O caso é que ali está o ambiente perfeito para tudo o que vier !


Lugar de cura é colo de mãe! E o que dizer sobre o estabelecimento da amamentação desta dupla tão especial! Esse é o próximo passo! Sim, mamãe de UTI pode estabelecer a amamentação, mas isto é assunto para um outro post bem especial!!! Ao final das contas este seio que acolhe também foi feito para nutrir! E neste ambiente perfeito o leite materno é, mais do que nunca, o alimento perfeito!!!!!

73 visualizações